sábado, 26 de novembro de 2016

O que significa Intensidade Luminosa?, Fluxo Luminoso?, temperatura de cor?, Intensidade Luminosa?

Conceitos de iluminação

O que é Fluxo Luminoso?

É a quantidade total de luz emitida a cada segundo por uma fonte luminosa.
A unidade de medida do fluxo luminoso é o lúmen (lm), representado pelo símbolo Ø.

Exemplo: uma lâmpada incandescente de 100 Watts emite cerca de 1.600 lúmens de fluxo luminoso por segundo ao ambiente.

O que significa Intensidade Luminosa?

É definida como a concentração de luz em uma direção específica, radiada por segundo. Representada pelo símbolo I e a unidade de medida é a candela (cd).

Onde utilizar as lâmpadas de luz amarelada e de luz branca?

A luz branca proporciona um ambiente mais dinâmico ideal para áreas de trabalho, já a luz amarelada proporciona um ambiente mais aconchegante ideal para áreas de descanso.

Quanto ao uso de uma ou outra lâmpada (mais branca ou mais amarela) ou a combinação entre elas, trata-se de uma questão de gosto particular, ou seja, dependerá do efeito, harmonização com as cores de mobília e paredes que cada um pretende para o seu ambiente.

O que significa Eficiência Luminosa de uma Lâmpada?

É calculada pela divisão entre o fluxo luminoso emitido em lúmens e a potência consumida pela lâmpada em Watts. A unidade de medida é o lúmen por Watt (lm/W). Uma lâmpada proporciona uma maior eficiência luminosa quando a energia consumida para gerar um determinado fluxo luminoso é menor do que da outra.

Exemplo:
Uma Lâmpada incadescente de 60 Watts possui uma fluxo luminoso de 864 lúmens, logo, sua eficiência luminsosa será de 864/60 = 14,4 lm/W.
Uma Lâmpada fluorescente compacta de 15 Watts, possui um fluxo luminoso de 900 lúmens, logo sua eficiência luminosa será de 900/15 = 60 lm/W.

Quais os requisitos para um projeto luminotécnico?

Os requisitos da instalação de iluminação dependem principalmente do tipo de trabalho a ser executado no recinto em questão. O ponto de partida de cada projeto de iluminação será, portanto, sempre o próprio espaço, seus detalhes de construção, sua finalidade, o trabalho a ser iluminado e a tarefa visual envolvida.

O objetivo mais importante, projetando-se uma instalação de iluminação para um ambiente de trabalho, é o provisionamento de boas condições visuais no plano de trabalho. Um objetivo adicional deverá ser a criação de um ambiente visual completo, proporcionando uma influência positiva no desempenho e bem-estar dos ocupantes.

Em ambientes usados para demonstração de artigos ou exposição, a finalidade principal da iluminação é obter uma apresentação atrativa e de impacto. Em vitrinas, o valor estético e de propaganda da iluminação deverá predominar.

Em interiores residenciais de uso diário normal, a estética e o conforto visual da iluminação são fatores predominantes, para os quais somente uma orientação geral poderá ser dada.

Em vestíbulos, corredores, passagens e escadas, a iluminação é principalmente voltada para a orientação e a segurança.

O que é Nível de Iluminação ou Iluminância?

É a quantidade de luz ou fluxo luminoso que atinge uma unidade de área de uma superfície por segundo. A unidade de medida é o lux, representada pelo símbolo E. Um lux equivale a 1 lúmen por metro quadrado (lm/m2), os valores relativos à iluminância são encontrados na norma NBR 5413 - Iluminância de Interiores, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que segue a tendência das normas internacionais.

O que é Luminância?

É a definição para a intensidade luminosa (cd) produzida ou refletida por unidade de área (m2) de uma superfície numa dada direção. Ela é representada pelo símbolo L e a unidade é a candela por metro quadrado (cd/m2).
A distribuição da luminância no campo de visão das pessoas numa área de trabalho, proporcionada pelas várias superfícies dentro da área (luminárias, janelas, teto, parede, piso e superfície de trabalho), deve ser considerada como complementação à determinação das iluminâncias (lux) do ambiente, a fim de evitar ofuscamento.


O que é Uniformidade?

A uniformidade de uma iluminação é medida pela relação entre a iluminância mínima e a média obtida na área iluminada.
Uma boa uniformidade na iluminação é necessária, a fim de evitar sombras acentuadas e assegurar o conforto e a segurança para a prática da atividade exercida na área. O espaçamento entre as luminárias e o distanciamento delas em relação às paredes têm contribuição direta no resultado da uniformidade da iluminação.


O que é temperatura de cor?

Para que se tivesse padronização entre os fabricantes de lâmpadas, foi necessário desenvolver um sistema que classificasse a cor da luz emitida pelas lâmpadas. Esta padronização ocorreu por volta de 1931 e ficou a cargo da CIE “Comission Internacionalle de L´Eclairage” que adotou o método “temperatura de cor correlata”.

A temperatura de cor correlata é a temperatura de cor correspondente ao ponto no “Locus de Planck” baseado na radiação térmica de um corpo negro ou radiador absoluto. Isso significa dizer que quando aquecemos um corpo sólido (corpo negro ou radiador absoluto) começará a emitir uma luz vermelha escura e quando a temperatura aumenta a cor mudará para vermelho claro, alaranjado, amarelo, branco e finalmente branco azulado.

Comparando-se a cor da luz emitida por uma determinada lâmpada com a cor emitida pelo corpo negro a uma determinada temperatura, conclui-se que esta lâmpada emite luz com a temperatura deste corpo, por exemplo: aquecendo-se um corpo negro e próximo a ele coloca-se uma lâmpada incandescente acesa, quando o corpo negro atingir a temperatura de 2.700 Kelvin, emitirá uma luz com a mesma tonalidade de cor da lâmpada incandescente. A unidade Kelvin foi adotada, pois na época era a unidade padrão de temperatura.

Hoje temos lâmpadas com temperatura de cor próxima a 3000 K, como por exemplo a Super 83 ou TLD/930, que definimos como “amarelada”, lâmpadas com temperatura de cor próxima a 4000 K, como por exemplo a Super 84 ou TLD/940, que definimos como “neutra” e lâmpadas com temperatura de cor próxima a 5000 K, como por exemplo a Super 85 ou TLD/965, que definimos como “super branca”.
by

Nenhum comentário:

Postar um comentário