domingo, 9 de novembro de 2014

A importância de um bom projeto de Iluminação

Iluminação – A importância de um bom projeto


O conceito de boa iluminação vem se modificando ao longo dos anos e cada dia mais o profissional especializado – o Lighting Designer – vem conquistando seu espaço entre os arquitetos, designers e decoradores.
Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br 

A grande mudança para a população em geral começou a ocorrer durante a crise energética iniciada em 2001, com o racionamento de energia elétrica que atingiu todo o País e quando os hábitos e padrões de consumo foram significativamente alterados em todos os lares, indústrias e empresas, desde o simples ato de apagar as luzes em ambientes vazios como também substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes visando uma maior economia. E a partir daí a atenção ficou cada vez mais focada na concepção do projeto como forma estética, econômica e eficaz.

Um projeto já começa a fracassar quando é baseado apenas em tendências. Cada caso é um caso, e não existe padrão a ser seguido. O que existem são diversas variáveis que devem ser cuidadosamente estudadas através da análise das características do projeto arquitetônico, sua localização, finalidade da ocupação e um impecável e minucioso briefing, que significa a primeira reunião com o cliente na qual o lighting designer vai conhecer todas as necessidades e desejos dos usuários do espaço em questão.

Por mais de um século os cientistas consideravam que apenas as áreas visuais do cérebro eram afetadas pela luz, mas vários estudos, entre eles os elaborados por George Brainard, professor de Neurologia da Thomas Jefferson University, Filadélfia, já comprovaram que a luz interfere de várias maneiras no ser humano, não apenas nas áreas visuais do cérebro como também nas áreas relativas às emoções e à regulação hormonal, portanto, é primordial que cada projeto seja baseado no bem estar das pessoas que irão ocupar cada espaço e na forma como essa luz irá influenciar em suas atividades.


Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br
A luz interfere na produtividade dos funcionários de uma empresa, nas vendas em uma loja e ela influi diretamente sobre a motivação da tarefa e na capacidade de concentração. No caso das residências é muito importante analisar a faixa etária de seus moradores porque a acuidade visual, que é a capacidade de discriminar dois pontos próximos como elementos separados e que corresponde à nitidez da visão, decresce com a idade. Em média uma pessoa idosa precisa 4 vezes mais de luz que um jovem.

Ainda é bastante comum observarmos espaços iluminados sem o menor conhecimento técnico; em alguns casos encontramos o excesso de pontos de luz que muitas vezes servem apenas para aumentar o consumo energético e causar ofuscamento, ou por outro lado, a falta de iluminação necessária principalmente em locais onde são executadas tarefas de maior precisão ou ainda, a má distribuição das luminárias criando situações de sombra onde deveria haver luz.

Portanto para se fazer um bom projeto de iluminação de forma que ela fique esteticamente agradável, econômica e atendendo às necessidades de seus usuários é necessário muito mais do que apenas distribuir luz. É preciso que a luz esteja em harmonia com a ambiente e cumpra sua função oferecendo conforto visual.


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

 Dica:
Lighting Designer Terry Terrell

Acesse:
www.ledaqui.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário