sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Fazendas de LED high tech, fazenda vertical

alface
 por Bruna Lunardi Dias: Observatórios - Setor Agroalimentar
As pequenas fazendas produzem frutas e vegetais com qualidade, porém, em quantidade limitada. Por outro lado, grandes fazendas produzem em grande quantidade, mas nem sempre com a qualidade ideal (principalmente devido ao uso de agrotóxicos). Depois de a humanidade passar séculos pensando em como otimizar a agricultura, um estudioso das plantas, em parceria com a GE Reports, conseguiu chegar à solução perfeita para produzir em quantidade sem pecar na qualidade. O segredo?  
Tecnologia.
No leste do Japão, Shigeharu Shimamura transformou uma antiga fábrica de semicondutores em uma verdadeira indústria de alfaces. Do tamanho de meio campo de futebol, a fazenda high tech é capaz de produzir até 10 mil cabeças de alface por dia, gastando menos água e com uma porcentagem de perda 40% menor. Para isso, foi preciso trocar a plantação horizontal por prateleiras e a luz solar por lâmpadas LED inteligentes. “Eu sabia como plantar bons vegetais de forma biológica e eu queria integrar esse conhecimento à tecnologia”, disse Shimamura.

As alfaces são plantadas em 18 racks que têm 15 andares cada um. Elas são irrigadas de forma inteligente e a fazenda usa apenas 1% da quantidade de água normalmente empregada em plantações. O sistema criado conta com mais de 17 mil lâmpadas LED e permite que a planta desenvolva mais do que o dobro de minerais e vitaminas do que em uma plantação comum.
alfaceAo plantar em um ambiente 100% controlado, evita-se não só a perda de vegetais e frutas devido a tempestades, ventos, e insetos, como permite-se aumentar a produção sem colocar em risco a qualidade. Temos aí o que pode ser o início da industrialização da agricultura.
Abaixo um vídeo, legendado em inglês, com mais detalhes sobre a ideia, que ganhou força depois do desastre nuclear em Fukushima, Japão, no ano de 2011.

Por falar em comida, depois de passarmos anos pensando em como otimizar a agricultura, hoje em dia conseguimos ter acesso a alimentos de alta qualidade sem agrotóxicos. Já existem várias fazendas de LED high tech espalhadas pelo mundo, capazes de produzir toneladas de comida por dia, gastando menos água e sem precisar de insumos químicos.


Vantagens da agricultura :
1. produção durante o ano inteiro.
2. eliminação da contaminação do solo por fertilizantes, pesticidas, fungicidas.
3. redução significativa do uso de combustíveis fósseis (máquinas de fazenda e transporte das colheitas).

Fazenda troca luz solar por LEDs e produz 10 mil pés de alface por dia



4. utilização de propriedades abandonadas ou sem uso.
5. independência de condições climáticas capazes de sabotar o plantio ou a colheita.
6. possibilidade de sustentabilidade aos centros urbanos.
7. tratamento de esgoto (incluindo águas provenientes de banhos, lavadoras de prato e roupas, etc) em água potável.


8. melhor aproveitamento energético com a geração de metano.
9. geração de emprego urbano.
10. redução no risco de infecções causadas por organismos e ou transmitidas por vetores que vivem na interface agrícola.
11. restauração das funções e serviços do ecossistema nas terras cultiváveis da zona rural.
12. melhor controle entomológico através do gerenciamento adequado do lixo.
Verde Sense Farms (GSF), Philips luzes, luzes LED, fazendas urbanas, fazendas urbanas Indianapolis, cultivo interior, jardim interior, iluminação fazenda interior, iluminação verde, tecnologia de luz LED, iluminado jardim interior, sustentável de alimentos, alimentos orgânicos, LED tecnologia, tecnologia hidropônica, jardim hidropônico
Uma das maiores fazendas comerciais internas com iluminação LED será apresentado Ameriplex Industrial Park, em Indianápolis. Philips fez uma parceria com verdes Sentido Farms (GSF) , um produtor comercial com sede em Chicago, para desenvolver um dos mais inovadores modelos indoor do jardim . As novas fazendas deverá produzir 20 a 25 vezes maior incrop produz por ano, graças à iluminação baseada em LED que utiliza 85 por cento menos energia do que as fontes convencionais.

 



Dica:
Lighting Designer Terry Terrell

Acesse:
www.ledaqui.com.br


Deixe um recado abaixo 
é a única recompensa minha por este trabalho
Desde já agradeço.

Um comentário:

  1. Produzir alimentos de forma indoor é lamentavelmente pouco conhecido, mas creio que é o método do futuro. Espero que esse conhecimento se popularize rapidamente. Parabéns pela explicação clara.

    ResponderExcluir