quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Como iluminar uma Fachada

Iluminação de Fachada

Enquanto a iluminação de interiores tem por objetivo principal atender as necessidades dos usuários de cada ambiente e suas atividades, a iluminação de fachadas está muito mais voltada para o aspecto artístico. Mais do que nunca, esse tipo de projeto exige do especialista uma alta dose de criatividade e capacidade de perceber o subjetivo e , através da luz, encantar, atrair e surpreender o ser humano.

Uma grande obra de engenharia ou arquitetura contemporânea ou uma construção histórica, seja para fins comerciais ou turísticos, deve ser um convite para entrar, comprar, usufruir, informar ou apenas contemplar. Só não pode passar despercebida.



Erco Light

A iluminação de fachada precisa ter um significado e ele deve acertar em cheio o olhar do observador de forma a ser facilmente compreendido ou ainda, aguçar a curiosidade, instigar a mente.

É preciso valorizar a edificação e seus detalhes construtivos jogando com luz e sombra, utilizando as fontes de luz corretas com posicionamento adequado, evitando dessa forma o efeito contrário, uma padronização e efeito “chapado” da fachada, sem tridimensionalidade, descaracterizando-a e escondendo texturas e cores.

Mais uma vez, um dos grandes vilões dos bons projetos de iluminação é o excesso de luz. Além dos problemas já citados acima, essa utilização muitas vezes exagerada na quantidade ou na potência das fontes pode causar um grande desconforto ao entorno, aos observadores ou outras edificações, como por exemplo, o ofuscamento. Deve existir uma harmonia entre a obra que se pretende iluminar e o que a cerca.

Erco Light

A combinação arquitetura, iluminação e arte deve ser equilibrada e dialogar entre si, sem que cada uma tente se sobrepor à outra.

"La arquitectura contemporánea sustituye la idea de fachada por la de piel: capa exterior mediadora entre el edificio y su entorno. No un alzado neutro sino una membrana activa, informada; comunicada y comunicativa. Más que muros agujereados, pieles técnicas interactivas. Pieles colonizadas por elementos funcionales capaces de alojar instalaciones y servicios; capaces de captar y transmitir energías; pero también capaces de soportar otras capas incorporadas: solapadas más que adheridas."
GAUSA, Manuel,Diccionario metápolis de arquitectura avanzada copyright © 2001 España



 Dica:
Lighting Designer Terry Terrell

Acesse:
www.ledaqui.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário