O desempenho na produção de aves está diretamente ligado à ambiência nos aviários. Produtores agrícolas têm se preocupado com o bem estar dos animais como estratégia competitiva e aumento de ganhos em todas as fases do lote.
Controladores de temperatura, umidade, tempo, mecanismos de fornecimento de ração e iluminação são alguns dos sistemas aplicados no ambiente para a melhoria do conforto na criação de aves.
Vários estudos apontam a importância da iluminação e seus efeitos sobre o desenvolvimento dos animais. De acordo com o artigo publicado pela AviSite, programas de iluminação para as aves vêm sendo preconizados há várias décadas por diversos autores que relatam a influência da iluminação sobre a fase de crescimento e maturidade sexual.
O programa de iluminação ideal seria aquele que proporcionasse a máxima produção com o mínimo consumo de energia elétrica.
As tradicionais lâmpadas incandescentes e fluorescentes utilizadas em sistemas de iluminação artificiais, vem sendo substituídas pelos eficientes diodos emissores de luz – LED (Light Emitting Diode). A eficiência energética se dá por apresentarem baixo consumo de energia elétrica, alta luminosidade e elevada vida útil, podendo atingir até 50 mil horas, contra as mil horas de uso das incandescentes e 10 mil horas das fluorescentes compactas.
Outra grande vantagem na utilização desta tecnologia de iluminação em relação às demais fontes de luz, é o fato de que o LED pode ser adaptado em relação à curva de sensibilidade espectral (visão) das aves domésticas. Com o LED é possível utilizar uma fonte de luz que emita exclusivamente os raios de luz mais apropriados para as aves, visando o bem estar dos animais e maior produtividade pelo estímulo luminoso. Tal fato implicaria em menores dispêndios com eletricidade, pois as atuais lâmpadas gastam energia para produzir o espectro visível que é sensível ao olho humano.
Pesquisas Científicas
Em estudos desenvolvidos na China, Er et al. (2007) testaram três cores de LEDs em comparação ao sistema de iluminação artificial com lâmpadas incandescentes e observaram que o LED apresentou melhora significativa na qualidade e no desenvolvimento de fibras musculares com a estimulação e liberação da testosterona em frangos de cortes mantidos sob iluminação artificial com LEDs nas cores vermelho, verde, azul e branco.
O desempenho das aves submetidas à iluminação com LED é considerado positivo quando este for igual ou superior ao desempenho obtido com a utilização de outras lâmpadas. O grande diferencial é a economia que o LED trará ao produtor avícola devido sua longa vida útil, facilidade de manejo e baixo consumo de energia elétrica.
FONTE: AviSite
Dica:
Lighting Designer Terry Terrell
Acesse:
www.ledaqui.com.br
Deixe um recado abaixo
é a única recompensa minha por este trabalho
Desde já agradeço.
Lighting Designer Terry Terrell
Acesse:
www.ledaqui.com.br
Deixe um recado abaixo
é a única recompensa minha por este trabalho
Desde já agradeço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário