Iluminação Comercial
Quando um lighting designer faz um projeto residencial, é através do
briefing com o cliente que ele vai ter acesso a informações fundamentais para o sucesso do resultado. Entre os dados colhidos no
briefing, estão
os hábitos dos moradores, suas faixas etárias, atividades exercidas em
cada área, entre outros. Essas informações dizem respeito à pessoas
que vivem naquele ambiente, sem que aja, a
princípio, alteracão nesse
sentido.
por
Mas e quando o profissional tem em mãos um projeto comercial? Uma loja é
um local onde o fluxo diário de pessoas é muito grande e variado.
Embora cada tipo de comércio atenda a um público alvo específico, ainda
assim são diversas personalidades diferentes que frequentam o mesmo
ambiente. Como analisar a melhor opção de iluminação?
O principal objetivo de qualquer comércio é atingir metas e realizar
boas vendas, isso claro, mantendo a satisfacão do cliente. Essas vendas
e metas estão de fato sendo alcançadas? Qual a preocupação do
comerciante com o custo final da energia na hora de pagar a conta? E o
investimento inicial cabe no seu orçamento? Como é feita a manutenção
dos equipamentos? O acesso a esses equipamentos é fácil? Os clientes
identificam com facilidade os produtos expostos, suas cores, e
conseguem ler com facilidade as etiquetas e rótulos quando necessário?
A luz tem colaborado como um convite a uma permanência maior do cliente no estabelecimento?
Foi pensando nesses questionamentos, principalmente no último ítem
mencionado, que a austríaca Zumtobel, uma das maiores fornecedoras
internacionais de soluções em iluminação de interiores e exteriores,
elaborou um profundo estudo de laboratório e de campo em associação com
dois prestigiados institutos de pesquisa: Royal Institute of Technology
(KTH) em Estocolmo e a University of Applied Sciences (HAW) de
Hamburgo.
O foco desse estudo era obter resultados que indicassem como aumentar o
tempo do cliente no estabelecimento comercial fazendo dessa forma, que
ele tenha condições e motivação para olhar mais atentamente os
produtos oferecidos aumentando assim o potencial de compra, e também,
como contribuir para que o bom humor e o bem estar do cliente se
mantenham ativos durante o processo de compra.
É um engano achar que o brilho é tudo em uma loja. Contrastes, efeitos
de claro e escuro são fundamentais. A luz transmite emoções, cria
atmosferas adequadas e facilita o caminho que o cliente deve percorrer.
Através da luz é possível encaminhar o cliente a um ponto específico,
atraindo sua atenção.
Essa pesquisa foi elaborada para determinar que fatores na iluminação
podem ser decisivos quanto o objetivo é aumentar as vendas e o tráfego
de clientes no varejo.
O resultado foi definido em 8 itens recomendados na hora da execução de um projeto de iluminação comercial:
- evitar muito brilho e manter altos níveis de contraste.
-
iluminação difusa garante uma sensação geral de bem estar. Utilizar o
quanto possível iluminação vertical para delimitar a periferia de um
espaço.
- cores transmitem emoções e influenciam na aceitação de
um espaço; temperaturas de cor quentes fazem o ambiente parecer menor e
aconchegante, o cliente se sente seguro e protegido; as mais claras
criam a sensação de bem estar, sendo adequada para iluminação geral.
- diferentes temperaturas de cor devem ser usadas de maneira consciente e equilibrada na iluminação geral e vertical.
- há diferenças de percepção em função do sexo, idade e grupos de
compradores. É importante identificar corretamente o comportamento do
público alvo para atender suas necessidades e expectativas.
- a
vitrine é o primeiro ponto de contato do cliente com a loja. Não é
necessário nesse local abusar do brilho. Aqui, mais uma vez, uma
iluminação sutil já pode ser o suficiente para atrair a atenção do
comprador.
- geralmente as prateleiras mais baixas passam
despercebidas; especial atenção a elas. Prateleiras com iluminação
integrada é recomendável em todos os níveis.
- a maneira como a luz é direcionada para as prateleiras é fundamental.
Maiores detalhes sobre esse estudo podem ser encontrados no seguinte endereço:
http://ledaqui.com.br/?route=pavblog/blogs
Dica:
Lighting Designer Terry Terrell
Acesse:
www.ledaqui.com.br
tsled