sábado, 1 de abril de 2017

Efeitos da iluminação no comportamento humano

Efeitos da iluminação no comportamento humano

Se percebermos no cotidiano das pessoas, veremos que somos guiados por estímulos visuais, variando no ciclo dia e noite desde o momento que acordamos até o período noturno. Estes estímulos variam conforme os horários e ambientes que frequentamos em diversos períodos do dia. Semelhante ao nosso ciclo diário a iluminação natural tem temperaturas de cor mais baixa na faixa de 3000K (avermelhado) no início do dia onde temos um período mais calmo.

Por volta do meio dia, a temperatura é mais alta, na faixa de 5000K (branco) onde devemos estar no auge de nossas atividades. Ao anoitecer quando o nível de luz começa a baixar, entramos novamente num período de menos atividade até o repouso.

Daí a importância da iluminação nestas diversas situações do dia. A temperatura da cor é fator determinante em nossa atenção e no modo de visualizar os objetos e interpretar as cores em diferentes horários. Com estas informações, podemos concluir que quanto mais alta a temperatura da cor, maior a irritabilidade e maior nosso índice de atenção. Isso serve também para áreas onde precisamos de uma maior atividade e atenção, enquanto que mais baixa a temperatura da cor sugere ambientes de maior conforto e descanso.
Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br
Temperatura da cor: a unidade de medida é o Kelvin (K), em que quanto mais alta a temperatura, mais clara é a sua tonalidade. Não devemos confundir isto com o calor físico da lâmpada, e sim com sua tonalidade de cor que ela emite ao ambiente.

Existem estudos em que as diferentes cores e suas tonalidades podem causar distintas sensações de estímulos às pessoas, ou sugerem algumas situações. Veja exemplos abaixo:

Vermelho: força, energia, amor, liderança, alegria, perigo, fogo, revolução, paixão;
Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, boa sorte, esperança;
Roxo: velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
Magenta: sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência.
Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;
Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, medo, anonimato, mistério.
Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.
Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;

Na tabela a seguir temos o espectro visível das cores e suas frequências:

Cores do espectro visível
Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br
Sobre os efeitos da iluminação, podemos considerar alguns aspectos importantes, como: contraste, sombras, ofuscamentos e o ambiente. Veja abaixo:

Ofuscamento:

Se o grau de iluminância da fonte de luz for muito forte poderá causar o ofuscamento ou reflexo no obejto de trabalho, causando um certo desconforto na visão e não permitindo uma identificação fiel do que se quer focalizar. Influem também a proximidade da fonte e o ângulo visual.

Sombras:

Em muito depende da abertura do foco da iluminação. Uma vez não atingindo diretamente o objeto em foco, poderá criar zonas de sombreamento no ambiente.

Contraste:

Trabalhos que requerem alto nível de precisão visual precisam de um maior grau de contraste, o que ajuda na visão uma melhor identificação do objeto em foco.

Algumas cores podem modificar a impressão das dimensões de um local. Um simples exemplo é o caso de um piso e um teto de cores escuras, que darão impressão de ter um pé direito mais baixo.

Cores frias e claras no teto refletem mais a iluminação e passam a impressão de um ambiente maior.
Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br
Foco :

Podemos melhorar o foco da iluminação utilizando luminárias ou sistemas que direcionam o faixo de luz, quando queremos ressaltar um determinado objeto. A utilização de luminárias com fundo espelhado, por exemplo, e com formato cônico.

Seguem algumas dicas para verificar se a iluminação do seu ambiente está de acordo com as situações que abordamos e quais itens devem ser corrigidos:

- A iluminação utilizada está de acordo com o ambiente das tarefas nele executadas ? Verifique a norma NBR-5413 que fala sobre iluminação de interiores e níveis de iluminação.

- Programe sempre uma limpeza das luminárias e também das paredes do ambiente. O acúmulo de poeira e sujeira reduz em muito o rendimento das luminárias.

- Verifique a cor do ambiente conforme o que se deseja ressaltar.Oriente-se pelas cores e suas tonalidades que foram citadas anteriormente.

- Se em um ambiente de trabalho existem pessoas que ficam continuamente em frente a janelas. Coloque persianas ou modifique a posição desta pessoa, para não causar o ofuscamento.

- Em caso de escritórios, é importante organizar os postos de trabalho para que a luz incida lateralmente sobre o plano de trabalho.

- Ficar sempre atento com relação a queima e troca de lâmpadas para não diminuir o rendimento da iluminação local. Sem esquecer de como descartar as lâmpadas queimadas obedecendo o critério para cada tipo de lâmpada.

Enfim, a luz e suas cores fazem parte do nosso dia a dia e de tudo que nos rodeia. Estão presentes nas informações, sinalizações, diferenciação de zonas de circulação, tipos de ambientes que se destinam a atividades mais diversas.

Um bom sistema de iluminação é aquele que assegura níveis de luz e que garantem o conforto visual.



  Dica:
Lighting Designer Terry Terrell

Acesse:
www.ledaqui.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário