Com a crise econômica e o aumento da tarifa de energia elétrica, muitos consumidores estão buscando alternativas para economizar o máximo possível. Tirar da tomada aparelhos que não estão sendo usados ou evitar ligar vários eletrodomésticos de uma só vez são algumas das opções mais usadas, mas muitos estão investindo também na troca de lâmpadas de menor consumo. Em algumas lojas de Curitiba, o aumento na venda destes produtos já aumentou até 80%.
As lâmpadas de LED, por exemplo, podem economizar até 85% em relação às lâmpadas convencionais, como as incandescentes, além de durarem aproximadamente 25 vezes mais. Essa opção na verdade se torna uma economia dupla, na conta de luz e no orçamento da manutenção da casa, já que exige menos trocas.
A empresária Daniele Bagatoli conta que em sua loja, quase não se vende mais lâmpadas de outro modelo que não sejam de LED, e quase 90% das vendas são deste tipo de material. “Hoje já existem lâmpadas de LED que atendem a todas as necessidades do consumidor, desde lâmpadas para uma simples troca, como para ambientes externos, úmidos e até piscinas” conta a sócia da loja Luna Luce Iluminação, que fica no Seminário. Na loja, as vendas de LED aumentaram 50% nas últimas semanas, muito por conta da crise.
Por falta de conhecimento, os consumidores tendem a achar que todas as lâmpadas de LED são iguais e, que por serem de luz fria, não têm a mesma iluminação que uma incandescente, mas Daniele garante que com bom planejamento, as lâmpadas de LED podem ser até mais eficientes. “Já existem lâmpadas com diferentes intensidades e cores. É sempre bom ter um consultor que entenda do assunto para auxiliar na compra” comenta.
Um dos maiores problemas que os consumidores enfrentam é a falta de informação. As lâmpadas de LED vêm com garantia que variam de um a três anos, mas, se for instalada em um ambiente úmido, como um banheiro, por exemplo, vai estragar mais rápido do que o previsto e não vai ter direito a garantia. “A lâmpada de LED comum não pode ser usada em lugares com muita umidade. Para isto, já existem as especiais que são mais resistentes”, explica Daniele.
Em outras lojas de Curitiba a venda do LED também aumentou. Segundo a vendedora Clarice Avelar, que trabalha na loja Irmãos Abage, nos últimos três meses as vendas aumentaram mais de 80%. “Com o aumento da conta de luz, as pessoas resolveram investir neste tipo de material para poder economizar um pouco”, comenta.
- com Karyna
Ligue direto:
Dica:
Lighting Designer Terry Terrell
Acesse:
www.ledaqui.com.br
Deixe um recado abaixo
é a única recompensa minha por este trabalho
Desde já agradeço.
Lighting Designer Terry Terrell
Acesse:
www.ledaqui.com.br
Deixe um recado abaixo
é a única recompensa minha por este trabalho
Desde já agradeço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário