Projetos de iluminação – 10 coisas que você pode e não pode fazer ...
10 COISAS QUE RECOMENDO
1. Procure sempre um designer ou um arquiteto para criar junto com você o projeto ideal.2. Utilize sempre a iluminação de acordo com a distribuição dos móveis do seu ambiente.
3. Equilibre a escolha das luminárias conforme as cores da decoração. Um local com piso e paredes escuros necessita de mais iluminação.
4. Busque o equilíbrio no consumo de energia mesclando lâmpadas de LED, fluorescentes e halógenas, evitando as antigas incandescentes.
5. Defina e calcule a iluminação exata para cada ambiente de acordo com sua finalidade (conforto, leitura, aconchego, trabalho etc.).
6. Utilize o modo de iluminação que mais lhe agrada. Difuso, nos casos de espalhar a iluminação geral no ambiente (plafons, lustres, abajures) e o focado, nos casos onde se quer direcionar e evidenciar uma determinada região do ambiente (embutidos e spots).
7. Conte com dimmers (dispositivos que variam a intensidade da corrente, alterando a intensidade da luz) no seu ambiente. Ele consegue proporcionar várias sensações sem a necessidade de diferentes luminárias.
8. Utilize abajures e luminárias de chão para incrementar o ambiente e ao mesmo tempo a iluminação. É um jeito prático e fácil de deixar o local mais iluminado sem precisar de instalação.
9. Contrate um bom profissional. Uma boa instalação proporciona uma vida útil maior em lâmpadas e na própria luminária.
10. A escolha da luminária certa pode transformar um ambiente mais simples em um totalmente diferente, sofisticado e com a sua cara.
10 COISAS QUE NÃO RECOMENDO
1. Misturar fluorescentes e halógenas no mesmo ambiente, principalmente pela grande diferença de tonalidade.2. Utilizar lâmpadas frias em lustres de cristais, pois acabam impedindo a refração.
3. Deixar de verificar a tensão e fiação de sua residência, pois quando estão em más condições, as lâmpadas queimam constantemente e o consumo aumenta.
4. Contratar pessoas não qualificadas para fazer a instalação. Um serviço mal feito pode danificar sua luminária.
5. Esquecer de integrar o acabamento da luminária com a decoração do ambiente. O resultado precisa ser harmonioso.
6. Colocar pendentes em ambientes de passagem, pois podem atrapalhar e causar acidentes.
7. Instalar lâmpadas dicroicas diretas (voltagem 127V). A vida útil é muito curta e não iluminam corretamente, além de possuírem um tom muito amarelado.
8. Usar lâmpadas incandescentes, pois aquecem o ambiente e não iluminam tanto quanto as halógenas, por exemplo.
9. Utilizar produto de limpeza em luminárias cromadas. Isso danifica a pintura. Para limpar e dar brilho use somente cera para carro, com silicone.
10. Colocar pendentes em ambientes abertos, pois podem balançar como vento e ser danificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário