Iluminação Comercial
Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br
Quando um lighting designer faz um projeto residencial, é através do briefing com o cliente que ele vai ter acesso a informações fundamentais para o sucesso do resultado. Entre os dados colhidos no briefing, estão
os hábitos dos moradores, suas faixas etárias, atividades exercidas em
cada área, entre outros. Essas informações dizem respeito à pessoas
que vivem naquele ambiente, sem que aja, a princípio, alteracão nesse
sentido.
por Rose Elizabeth Mello
Mas e quando o profissional tem em mãos um projeto comercial? Uma loja é um local onde o fluxo diário de pessoas é muito grande e variado. Embora cada tipo de comércio atenda a um público alvo específico, ainda assim são diversas personalidades diferentes que frequentam o mesmo ambiente. Como analisar a melhor opção de iluminação?
O principal objetivo de qualquer comércio é atingir metas e realizar boas vendas, isso claro, mantendo a satisfacão do cliente. Essas vendas e metas estão de fato sendo alcançadas? Qual a preocupação do comerciante com o custo final da energia na hora de pagar a conta? E o investimento inicial cabe no seu orçamento? Como é feita a manutenção dos equipamentos? O acesso a esses equipamentos é fácil? Os clientes identificam com facilidade os produtos expostos, suas cores, e conseguem ler com facilidade as etiquetas e rótulos quando necessário?
A luz tem colaborado como um convite a uma permanência maior do cliente no estabelecimento?
Foi pensando nesses questionamentos, principalmente no último ítem mencionado, que a austríaca Zumtobel, uma das maiores fornecedoras internacionais de soluções em iluminação de interiores e exteriores, elaborou um profundo estudo de laboratório e de campo em associação com dois prestigiados institutos de pesquisa: Royal Institute of Technology (KTH) em Estocolmo e a University of Applied Sciences (HAW) de Hamburgo.
O foco desse estudo era obter resultados que indicassem como aumentar o tempo do cliente no estabelecimento comercial fazendo dessa forma, que ele tenha condições e motivação para olhar mais atentamente os produtos oferecidos aumentando assim o potencial de compra, e também, como contribuir para que o bom humor e o bem estar do cliente se mantenham ativos durante o processo de compra.
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Essa pesquisa foi elaborada para determinar que fatores na iluminação podem ser decisivos quanto o objetivo é aumentar as vendas e o tráfego de clientes no varejo.
O resultado foi definido em 8 itens recomendados na hora da execução de um projeto de iluminação comercial:
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- iluminação difusa garante uma sensação geral de bem estar. Utilizar o quanto possível iluminação vertical para delimitar a periferia de um espaço.
- cores transmitem emoções e influenciam na aceitação de um espaço; temperaturas de cor quentes fazem o ambiente parecer menor e aconchegante, o cliente se sente seguro e protegido; as mais claras criam a sensação de bem estar, sendo adequada para iluminação geral.
- diferentes temperaturas de cor devem ser usadas de maneira consciente e equilibrada na iluminação geral e vertical.
- há diferenças de percepção em função do sexo, idade e grupos de compradores. É importante identificar corretamente o comportamento do público alvo para atender suas necessidades e expectativas.
- a vitrine é o primeiro ponto de contato do cliente com a loja. Não é necessário nesse local abusar do brilho. Aqui, mais uma vez, uma iluminação sutil já pode ser o suficiente para atrair a atenção do comprador.
- geralmente as prateleiras mais baixas passam despercebidas; especial atenção a elas. Prateleiras com iluminação integrada é recomendável em todos os níveis.
- a maneira como a luz é direcionada para as prateleiras é fundamental.
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Dica:
Lighting Designer Terry Terrell
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